Posted in My Blog

Geek do Céu!

Durante muito tempo os chamados nerd eram extremamente marginalizados na escola. Mas de uns tempos para cá isso mudou muito. Para quem não sabe o nerd é aquele indivíduo muito dedicado aos estudos, normalmente jovens e com poucos amigos, o CDF da juventude de muitos leitores.

Geek do Céu

O cinema impulsionou essa mudança quando trouxe de volta às películas vários personagens dos quadrinhos para o grande público. A lógica era simples: essas pessoas tinham lido esses heróis na infância, mas agora elas tinham crescido, eram saudosas e tinham poder de compra!

Depois a TV apresentou seriados que ganharam o público, mesmo cheios de esteriótipos, as risadas eram garantidas, como The big bang theory, que narra o cotidiano de alguns jovens mestres e doutores em seus universos paralelos e estranhos para os não iniciados naquela cultura.

Tal cultura apresenta, inclusive, subdivisões. Depois dos nerds, vieram os geeks. São as pessoas excêntricas, loucas por tecnologias, games ou jogos de tabuleiros, quadrinhos, livros da cultura pop, filmes de fantasia e séries de TV. Se o primeiro termo era pejorativo, o segundo é bem mais aceito. Normalmente o geek namora, faz atividades físicas, toca instrumentos músicas, além de se dedicar aos estudos e à cultura de massa.

Hoje é possível encontrar estudos sobre essa cultura de massa até mesmo na universidade. Por isso, em 2012 organizei o grupo de pesquisa NuPeQ (Núcleo de Pesquisa em Quadrinhos) para estudar manifestações populares como os quadrinhos. A ideia da coluna que começa aqui é mostrar aspectos bem diversificados da cultura nerd/geek apresentando dicas de filmes, livros, quadrinhos, séries… sempre saudáveis para quem não faz (ou acha que não faz) parte dos CDFs modernos.

Cada post será apresentado por um jovem universitário, aluno da graduação ou do mestrado, participante do NuPeQ.